Duas cadeiras que supostamente pertenciam ao avião que transportava o jogador Emiliano Sala deram à costa numa praia francesa segundo a informação que está a ser avançada pelo Gabinete Britânico de Investigação de Acidentes Aéreos (AAIB).

Os destroços foram encontrados em Surtainville, na península francesa de Cotentin, na passada segunda-feira. Ainda não foi estabelecida uma relação direta com o avião desaparecido, mas as buscas já foram desviadas para essa zona.

Recordamos que o jogador argentino Emiliano Sala tinha assinado um contrato com o Cardiff City e estava precisamente a viajar para a capital do País de Gales, desde Nantes, quando o avião desapareceu sobre o Canal da Mancha. Além do jogador, também está desaparecido o piloto, David Ibbotson.

As condições meteorológicas ainda não permitiram o início de novas buscas na zona identificada, mas as autoridades vão recorrer a um sonar para varrer toda a zona junto à costa onde agora foram encontrados os destroços. 

«Devido às condições meteorológicas e do mar, esperamos que a nossa busca subaquática comece no final da semana e se efetue durante três dias. Será usado um equipamento sonar de varredura para tentar encontrar a carcaça do avião», refere a nota da AAIB.

A Agência diz ainda que, caso a mesma seja localizada, será utilizado um veículo remoto com câmara para a examinar, num momento em que também é conduzida uma busca privada, com a qual a AAIB pretende conjugar esforços.

Na quinta-feira, as autoridades de Guernsey tinham dado por terminadas as buscas pelo avião privado, considerando que as hipóteses de sobrevivência dos dois ocupantes eram «extremamente remotas».

O avião, um monomotor Piper PA-46-310P Malibu, desapareceu dos radares em 21 de janeiro pelas 20h00, quando o jogador seguia viagem de Nantes para Cardiff. Sala, de 28 anos, tinha sido recrutado ao Nantes pelo Cardiff por cerca de 17 milhões de euros e ele mesmo se encarregou de marcar o voo, recusando a oferta de transporte oferecida pelo clube galês.

Missing light aircraft N264DB: investigation update, underwater seabed search planned from this weekend https://t.co/nlUR7G0fyZ pic.twitter.com/FJZcj0iPJV