Jürgen Klopp insurgiu-se contra a data de arranque da Premier League que começa já na próxima semana, a 9 de agosto, ao contrário de outras ligas europeias, como Espanha, Alemanha e Itália, que começam mais tarde. O treinador do Liverpool recorda que teve jogadores nucleares em ação, ao serviço das respetivas seleções, ao longo da pré-época e não tiveram tempo para recuperar.

«Não sei porque é começamos tão cedo», lamentou o treinador alemão que no domingo joga a Supertaça [Community Shield] frente ao Manchester City este domingo, antes de receber o Norwich, na sexta-feira seguinte, na primeira ronda da Premier League.

De facto, a Bundesliga e a liga espanhola arrancam uma semana depois, enquanto a Série A italiana tem o pontapé de saída marcado para 24 de agosto. No decorrer da pré-temporada, Klopp esteve privado de Alisson e Firmino (Brasil), que estiveram a disputar a Copa América, além de Mohamed Salah (Egito) e Sadio Sané (Senegal), que estiveram na CAN2019 [Campeonato das Nações Africanas].

«Falei com o Carlo Ancelotti [treinador do Nápoles]. A Itália também tem vinte equipas e começa a época a 24 de agosto. Kalidou Koulibaly jogou com o Sadio na CAN2019. Tem quatro semanas de férias, ainda nem regressou ao trabalho. Não sei porque começamos mais cedo. A Premier League é um produto espetacular, não faz sentido», insistiu Klopp.

No próximo ano as férias dos jogadores também vão apertar, com mais uma Copa América e o Euro 2020 em perspetiva. «Adoro futebol. Do meu ponto de vista, podemos jogar todas as semanas, mas alguém tem de pensar nos jogadores e ninguém o está a fazer. De vez em quando abordo este problema, mas depois vêm dizer, lá está ele com desculpas, mas se não pensarmos nisto, mais ninguém pensa», reforçou.

A Premier League introduziu esta época uma pequena pausa de inverno, no mês de fevereiro, mas a verdade é que o Liverpool pode fazer 67 jogos esta época ao longo de 300 dias. «Os clubes querem que façamos digressões. Com quem? Não podemos ir sozinhos. Esta é a realidade», destacou ainda o treinador do Liverpool.