Jürgen Klopp, treinador do Liverpool, manifestou-se desiludido depois de ficar a saber que os ingleses não dão muito valor à disputa da Supertaça inglesa, a Community Shield. O treinador inglês falava com entusiasmo do primeiro jogo oficial da época, marcado para o próximo domingo, frente ao campeão City, quando foi alertado para a pouca importância que, em geral, é atribuída a este troféu que marca o início da nova temporada.

O treinador interrompeu mesmo um jornalista que se tinha referido ao jogo como um «amigável de pré-época». «Peço desculpa, disse amigável de pré-época? É assim que esta competição é vista no país? Ninguém me tinha dito isso. Mas então porque é que se joga esta competição se não significa nada? Porque é que não a cancelam? Vou perguntar ao clube como é, que importância tem este troféu na história do clube», começou por referiu.

O técnico alemão chegou mesmo a manifestar-se incomodado com a desvalorização da prova. «Eu gostava de ganhar este jogo, é uma final. É a primeira vez que percebo que ninguém valoriza esta competição, para ser sincero. É um jogo de abertura da época, é inacreditável», acrescentou.

A verdade é que o campeão da Europa não chega a este jogo na melhor forma, fechando a pré-época com um empate diante do Sporting (2-2) e uma derrota diante do Nápoles (0-3). «Não defendemos bem nos contra-ataques, perdemos bolas na hora errada e se isso acontecer diante do City, não temos hipóteses. Pelo que tenho visto até agora, o City parece bem. Tirando o Sergio Aguero, penso que estão todos bem. É a mesma situação da época passada, o City será o adversário mais difícil. Temos de estar prontos, vai ser um bom teste, vamos ter de defender bem porque se falharmos o City não perdoa», comentou.

O treinador admite que os resultados na pré-época são importantes, mas o mais importante é mesmo preparar a equipa para a longa temporada. «Os bons resultados na pré-época ajudam a consolidar a confiança, mas não são a coisa mais importante. O mais importante é construir uma estrutura física para uma época muito longa, depois disso só nos podemos preparar para os jogos, não há tempo para treinar. Temos de sentir o jogo no tempo certo. Temos tempo para melhorar e é isso que vamos fazer», destacou.

Nesse sentido, Klopp não acredita que o Liverpool possa fazer uma grande exibição no próximo domingo, mas isso também não quer dizer que não possa ganhar. «Não penso que possamos fazer o melhor jogo da época no próximo domingo, será na sequência da pré-época que fizemos e depois disso temos uma longa época pela frente. Mas não se trata da exibição, trata-se de ganhar um jogo e vamos tentar fazer isso. Há várias formas de se chegar lá, vamos tentar», referiu

O treinador lembrou ainda que fez toda a pré-temporada sem alguns habituais titulares, entre os quais toda a frente de ataque: Salah, Mané e Firmino. «Não quero andar à procura de desculpas antes de jogarmos, mas fizemos uma pré-época muito diferente, andámos a jogar sem seis jogadores. Fizemos a melhor pré-épocas das nossas vidas? Não posso dizer isso pelos resultados, mas os treinos foram bons. Do ponto de vista físico, os jogos vieram na altura certa. O problema é que os jogos são em público, toda a gente vê o que estamos a fazer. Algumas pessoas ficam preocupadas, outras não. Mas temos de melhorar na pré-época, não num jogo», destacou ainda.