Faz hoje dezasseis anos que foi marcado aquele que, ainda hoje, é considerado um dos melhores golos da história do Arsenal e da Premier League. Um golo da autoria de Dennis Bergkamp na vitória dos «gunners», no antigo Highbury, sobre o Newcastle.

Foi a 2 de março de 2002, no ano em que Arséne Wenger conquistaria o seu segundo campeonato pelo Arsenal. Ainda com o resultado em branco, Robert Pires encontrou o avançado holandês à entrada da área, de costas para a baliza, marcado por NIkos Dabizas, mas com um pormenor técnico fantástico, Bergkamp, rodopiou sobre o adversário e, num abrir e fechar de olhos, ficou destacado diante de Shay Given e atirou a contar com toda a classe que lhe é reconhecida.

Um pormenor técnico que foi motivo de muitos debates sobre a real intencionalidade do avançado ou se terá sido uma coincidência feliz. A verdade é que, ao longo dos últimos anos, este golo tem sido quase sempre escolhido como o melhor de sempre da história da liga inglesa. Ainda em 2017, por altura das comemorações dos 25 anos da Premier League, este golo de Bergkamp voltou a ser eleito como o melhor de sempre numa sondagem promovida pela BBC.

Recorde o espetacular golo de Dennis Bergkamp que, na atualidade, tem uma estátua à entrada dos Emirates: