Para o treinador, Pep Guardiola, cada jogo de Bernardo Silva no Manchester City «é uma obra-prima». E a época do extremo português na equipa inglesa levou-o, esta quinta-feira, à eleição para a equipa do ano na Premier League, um dia após ser decisivo com um golo em Old Trafford, a encaminhar um triunfo vital nas contas do campeonato.

Ora, certo é que parecem existir razões de sobra para o mérito desportivo que Bernardo Silva tem apresentado, entre os 33 jogos realizados na Premier League, prova na qual leva sete tentos em 2018/2019.

De acordo com os dados do SofaScore, recolhidos através da Opta, Bernardo Silva apresenta números cruciais para os citizens na principal liga inglesa esta temporada.

O internacional português leva um total de 1327 passes precisos, 561 deles no terço ofensivo da equipa do Manchester City. Este último dado mostra o quão relevante tem sido a prestação, uma vez que Bernardo é, atualmente, esta época, o quinto jogador com mais passes no terço final do campo.

Manchester City estabelece novo recorde de golos numa época em Inglaterra

Além disso, 63 desses passes são considerados decisivos para o Manchester City alcançar resultados. Neste ponto, Bernardo é o nono jogador com mais passes-chave na Premier League. O jogador de 24 anos leva, além dos sete golos, outras tantas assistências e é o 13.º colocado neste aspeto.

Além disso, Bernardo leva um total de dez grandes oportunidades criadas e 43 dribles bem sucedidos.

Recorde-se que o Manchester City, com a vitória ante o Manchester United, na quarta-feira, assumiu em definitivo a liderança da Premier League, com 89 pontos, mais um que o Liverpool, vice-líder, com 88, a três jornadas do final.