Absolutamente rendido. É assim que se sente Guardiola, relativamente a Bernardo Silva. Uma e outra vez, o técnico do Manchester City já declarou o quanto gosta do médio internacional português, mas talvez nunca tivesse ido tão longe como agora.

Após mais um triunfo do campeão inglês, com Bernardo a titular, Guardiola esteve cerca de um minuto e meio a dissertar sobre as qualidades de um jogador que considera «especial» e «um exemplo para todos» os outros.

«Como treinador, é quase impossível estar mais satisfeito com ele. O Bernardo merece cada minuto que está a jogar. Ele é um bom exemplo para nós, para todos os rapazes. Eu não me esqueço do comportamento que ele teve na época passada. Ele jogou bastante, mas não jogou no início da época. E nunca me vou esquecer do comportamento dele perante os companheiros», começou por dizer, recordando que até já tinha garantido que o português não deixaria o clube enquanto ele ali permanecesse.

«No ano passado, quando me pediam tantas vezes para dar justificações sobre o Bernardo, sempre disse que não sabia o que iria acontecer no futuro, mas que enquanto eu estivesse aqui, ele permaneceria. Porque ele é especial», continuou.

Para Guardiola, aliás, não há dúvida de que Bernardo Silva é mais inteligente do que a maioria dos outros jogadores.

«Ele é mais esperto do que os outros. Se ele for lutar um contra um contra um, sabe que perde dez em dez confrontos. Só que ele é tão esperto que encontra o momento certo quando o adversário não está com a estabilidade total no chão. E faz isso porque é muito inteligente. Pode jogar em quatro ou cinco posições. Infelizmente, não conseguiu marcar a oportunidade clara de golo que teve, mas merece todo o meu respeito como futebolista, como profissional...» elogiou, também.

E as palavras elogiosas não se ficaram por aí, com o treinador catalão a sublinhar que o jogador português é quase sempre aquele que mais corre e que o faz sempre bem. «Normalmente, nas estatísticas do final do jogo, ele é o jogador que correu mais. Sempre. Todos os jogos. Faz 12/13 quilómteros e sempre nos ritmos e sentidos certos», finalizou.

Veja o vídeo com a declaração de Guardiola a Bernardo: