O médio brasileiro Fred foi a contratação mais sonante do Manchester United no mercado de transferências no verão, mas certo é que a utilização recente tem sido escassa, tal como a consequente preponderância na equipa.

Desde o início do mês de outubro, o médio oriundo do Shakhtar Donetsk participou em apenas três jogos e, na última quarta-feira, esteve mesmo fora das opções no embate com o Arsenal.

Com dez jogos disputados em 21 possíveis, Fred precisa, no entender do treinador português José Mourinho, de melhorar o trabalho defensivo para a equipa, além de perceber o contexto e a forma desse setor atualmente.

«Há outros jogadores em outros clubes que precisam do seu tempo e alguns deles jogaram ainda menos do que o Fred. Quando a equipa é forte defensivamente, os horizontes do Fred mudam completamente», explicou Mourinho, esta manhã, na antevisão ao embate ante o Fulham, marcado para as 15h00 deste sábado.

Mourinho respondeu ainda, à luz do que vê atualmente no campeonato, sobre se o facto de ter terminado no segundo lugar na época passada terá sido um grande feito desportivo.

«Uma equipa pode acabar no décimo lugar e um treinador sentir-se como um campeão. Se falarem com David Wagner, Rafa Benítez ou Claudio [Ranieri] agora e lhes disserem que vão acabar em décimo, eles vão sentir-se uns campeões. Eu fiz um trabalho fantástico, fiquei à frente de equipas com maior potencial do que a minha», defendeu, esperando um embate exigente ante o Fulham, menos de três dias após o clássico com o Arsenal.

«Em dois dias não é fácil, o Fulham está na mesma situação, mas não há desculpas. Disse há umas semanas, sobre o facto de dezembro ser um mês sem derrotas. Isso é real, mas só temos uma vitória contra o Young Boys e três empates. Precisamos de pontos. E o Fulham a mesma coisa, precisa de pontos», antecipou.