O milionário norte-americano Stan Kroenke, acionista maioritário do Arsenal, anunciou publicamente esta terça-feira uma oferta para adquirir as ações do clube que ainda não detém.

Em comunicado da empresa KSE (Kroenke Sports and Entertainment) publicado pela Bolsa de Londres, Kroenke, que já tem 67% das ações, anunciou que quer agora comprar a participação de 30% que pertence ao multimilionário russo Alisher Usmanov, e que este já terá concordado em vender por um total de 600 milhões de libras (cerca de 671 milhões de euros).

Kroenke oferece mais de 30 mil libras por ação, o que avalia o Arsenal em 2,3 mil milhões de dólares.

Alisher Usmanov, o milionário russo que nunca fez parte do conselho de administração nem tinha qualquer tipo de poder de decisão no clube, já tinha feito uma oferta de mais de mil milhões de euros para comprar o Arsenal, em maio de 2017, mas que foi rejeitada por Kroenke.

O norte-americano, dono da equipa de basquetebol americano Denver Nuggets e da equipa de futebol americano Los Angeles Rams, consegue assim o controlo dos gunners e considera que «ter apenas um proprietário com mais capacidade de movimentação e rapidez é bom para a estratégia e ambições do clube».