Portugal vai deixar de fazer parte da lista verde de países para viajar, na avaliação de destinos seguros para o Reino Unido, passando a integrar a lista amarela. A notícia foi avançada pela BBC e entretanto confirmada pela TVI junto de fonte do Governo português. Ainda esta quinta-feira, ao final da tarde, a medida tornar-se-á oficial.

TVI sabe que esta saída abrange Portugal Continental, mas também os arquipélagos da Madeira e dos Açores e que as alterações deverão entrar em vigor a partir da próxima terça-feira, dia 8 de junho, o que significa que, aqueles que regressarem ao Reino Unido vindos de Portugal, serão obrigados a cumprir uma quarentena de 10 dias. 

Em causa está o aumento de novos casos de covid-19 e da incidência no país, sendo que ontem, quarta-feira, e hoje, quinta-feira, Portugal registou acima de 700 novos casos. Com esta alteração, os turistas que venham a Portugal são obrigados a realizar dois testes PCR e a cumprir uma quarentena, o que ameaça mudar os planos a muita gente.