A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol apresentou nesta quinta-feira uma campanha pelo respeito e pelo «fair play» no desporto.

A iniciativa vai ser já implementada neste fim de semana em todos os jogos da Liga e da II Liga onde os árbitros irão entrar em campo com camisolas alusivas ao tema e com a palavra «respeito». Para além disso, serão entregues às equipas e às claques cartões brancos, que simbolizam (e incentivam) o «fair play» no desporto.

Entre os objetivos da medida está o combate aos comportamentos violentos contra árbitros. «Na última época, 16 jovens árbitros foram agredidos nos campos de futebol em partidas dos escalões de formação. E a grande maioria das agressões foram perpetradas pelos pais, os quais, nos dias que correm, são uns dos principais problemas que temos nos recintos desportivos», referiu o presidente da APAF, Luciano Gonçalves.

A esta campanha associam-se a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a Federação Portuguesa de Futebol e o Plano Nacional de Ética no Desporto. «A violência verbal e física tem de ser erradicada dos campos portugueses. E não podemos justificar a violência com fatores como a crise económica ou como válvula de escape para outros problemas», argumentou José Lima, membro do Plano Nacional da Ética e do Desporto.

Recorde-se que Portugal tem em marcha um projeto piloto para a introdução do cartão branco, que começou por ser utilizado em alguns escalões jovens na Associação de Futebol de Setúbalmas o alargamento desta medida para o futebol profissional ainda não é possível. «Os atuais regulamentos ainda não o permitem. Teremos todos de trabalhar em conjunto para que o futebolista mais correto em cada partida seja premiado com um cartão branco», defendeu o presidente da APAF.