O Inter-Juventus deste sábado vai ser um importante desafio para JoséMourinho. Não só porque a equipa de Turim atravessa um excelente momento de forma, mas também por ser um adversário que costuma complicar muito a vida ao emblema agora orientada pelo técnico português. A provar isso está o facto de, na última década, o Inter apenas ter uma vitória caseira sobre a Juventus.
Foi na temporada 2003/04. Os «nerazzurri», então orientados por Alberto Zaccheroni, venceram por 3-2, com golos de Obafemi Martins, Vieri e Stankovic. Os tentos da Juventus, treinada por Lippi, foram da autoria de Kily Gonzalez (autogolo) e Marco di Vaio.
Foi a única vitória caseira do Inter, sobre a Juventus, na última década. Para além desse jogo, e desde 2000/01, os «nerazzurri» somaram quatro empates na recepção à equipa de Turim e perderam duas vezes, precisamente nos dois últimos duelos. Em 2005/06 a «vecchia signora», orientada por Fabio Capello, venceu por 2-1, com golos de Del Piero e¿Zlatan Ibrahimovic, que agora está do lado contrário. Walter Samuel marcou o golo do Inter, que já tinha Roberto Mancinci.
Depois de uma passagem pela Serie B, devido ao «Calciocaos», a Juventus voltou a visitar o Inter em 2007/08. O jogo terminou novamente com vitória dos visitantes, por 2-1. Maniche marcou para o Inter, mas Camoranesi e Trezeguet deram a vitória à Juventus, que já estava sob o comando de Ranieri.
Mais sucesso «nerazzurro» em Turim
Se em Milão o Inter só venceu uma vez a Juventus, na última década, já em Turim o balanço é ligeiramente mais positivo para a formação «nerazzurra». Em três ocasiões saíram derrotados, diga-se, mas conseguiram também dois empates e duas vitórias.

Em 2004/05 a equipa milanesa venceu por 1-0, com golo de Júlio Cruz. Já na época anterior o avançado argentino tinha bisado, no triunfo por 3-1 dos «nerazzurri». Obafemi Martins apontou o outro tento do Inter, com Montero a marcar para a Juventus.