A liga búlgara de futebol vai ser retomada a 5 de junho, após 12 semanas de inatividade devido à pandemia covid-19. O recomeço da competição vai acontecer sem público nos estádios e com a fase de promoção reduzida, anunciou nesta quinta-feira a federação local.

Em comunicado, a federação búlgara elencou entre as razões para o regresso da prova uma «enorme necessidade na sociedade» de que voltem os jogos de futebol e confirma que vai seguir todas as recomendações da UEFA e das autoridades de saúde, de forma a que a temporada termine da maneira mais justa possível.

O calendário que foi divulgado nesta quinta-feira e prevê que o campeonato búlgaro termine a 11 de julho, com a fase de promoção e descida a terem apenas cinco jornadas, e não as habituais dez.

Quanto à final da Taça da Bulgária, esta será disputada a 4 de julho, enquanto a Supertaça terá lugar no dia 22 do mesmo mês. Definida ficou ainda a data para o início da próxima época, a de 2020/2021 que tem início agendado para 25 de julho.

O Ludogorets, oito vezes consecutivas campeão búlgaro, lidera a competição com 55 pontos e tem menos um jogo disputado que os principais rivais, Lokomotiv Plovdiv, Levski Sofia e CSKA Sofia, todos a nove pontos do líder.