Ajax, Feyenoord e PSV, os clubes com mais títulos de campeão holandês, propuseram uma proposta que visa promover a competitividade do campeonato holandês. Os três clubes pretendem dar 10 por cento dos lucros que recebem na Liga dos Campeões aos restantes clubes da primeira liga holandesa, de acordo com o jornal ADSportwereld.

A única coisa que pedem em troca é a substituição dos relvados sintéticos por relvados naturais. Nesta temporada, seis dos 18 clubes da primeira liga holandesa jogam em relvados sintéticos.

O objetivo é permitir melhores condições aos restantes clubes da liga holandesa, com mais dinheiro para gerir o clube e para dotar os estádios com relvados de qualidade. Os 10 por cento de lucro dependeriam da participação das equipas holandesas na Liga dos Campeões, mas o aumento das receitas esta temporada na maior competição de clubes encoraja a ideia dos três clubes.

Com esta medida, os maiores clubes pretendem evoluir num campeonato com maior competitividade e exigência e, deste modo, preparar as equipas holandesas para as dificuldades das provas europeias.