Com André Gomes a titular (saiu aos 71 minutos) e um quarteto defensivo inédito, o Barcelona atropelou o Alavés em Vitória (6-0) e subiu provisoriamente à liderança da Liga espanhola, embora com mais três (!) jogos do que o Real Madrid, que esta noite visita o Osasuna.

Veja a classificação

Ficha do jogo

Numa espécie de ensaio geral para a final da Taça do Rei, o Barcelona demorou 35 minutos para derrubar a resistência da equipa montada por Mauricio Pellegrino. Entre a obrigação de não perder mais terreno e as preocupações com o jogo de terça-feira, com o PSG, para a Champions, a equipa de Luis Enrique beneficiou da tarde de gala de Luis Suarez, que marcou dois golos e esteve diretamente envolvido em mais três e também da exibição desinspirada do guarda-redes Pacheco, cúmplice involuntário no recital ofensivo dos catalães.

Os primeiros golos só surgiram no final do primeiro tempo, primeiro com Suarez a concluir uma assistência de Aleix Vidal, e depois com Neymar a aproveitar uma hesitação de Pacheco num lance divido com Suarez.

O segundo tempo traduziu-se num massacre, com o Barcelona a marcar quatro golos em nove minutos (entre os 59 e 67), com Messi a marcar golo e meio (o «meio» resultou do desvio de Alexis para a rópria baliza), Rakitic e Suarez fecharam a contagem, num jogo que ficou ainda marcado pela lesão aparentemente grave de Aleix Vidal, que poderá ter fraturado o tornozelo direito nos minutos finais da partida.

Com esta goleada, o Barcelona fica agora com mais dois pontos do que o Real Madrid, que tem, no entanto, muita margem de manobra para recuperar a liderança, face aos jogos em atraso de que dispõe. Com o jogo desta tarde, Suarez ultrapassa provisoriamente Messi no comando da tabela dos marcadores (18 golos contra 17).