O FC Porto está, pela terceira época consecutiva, nos oitavos de final da Youth League. No duelo direto pelo primeiro lugar e apuramento direto, a equipa de Mário Silva impôs-se em Istambul, ante o Galatasaray, por 2-0. Um penálti madrugador de Fábio Silva abriu caminho e um erro defensivo bem aproveitado por Romário Baró deu a sentença na equipa turca.

Perante uma atmosfera interessante de adeptos no estádio Esenyurt Necmi Kadioglu, os azuis e brancos surgiram como uma equipa matura, segura e atrevida em campo.

João Mário deu o primeiro aviso logo aos dois minutos, mas Sen tapou o ângulo de baliza. Golo negado que não tardaria muito, fruto de uma grande penalidade, aos 12 minutos. Fábio Vieira foi derrubado por Civelek e Fábio Silva converteu em golo o castigo máximo.

A vantagem deu estabilidade ao FC Porto, ciente de que um empate inferior a 2-2 ou a derrota ditariam a vitória aos turcos no grupo e o apuramento direto destes. Pedro Justiniano afastou um sem-número de bolas colocadas pelo Galatasaray na área, Paulo Estrela estancou no miolo e os homens da frente foram sempre alvo de atenção da defensiva turca.

Romário Baró esteve perto do segundo golo, mas atrapalhou-se na cara de Sen. Na resposta, o Galatasaray criou o lance de maior perigo até então, num remate de Civelek para defesa apertada de Diogo Costa (34’).

Galatasaray-FC Porto, 0-2: filme e ficha do jogo

Na segunda parte, a equipa de Mário Silva controlou os vários cruzamentos da equipa de Nedim Yigit para a área de Diogo Costa e foi inteligente do outro lado. Guney foi pouco lesto a afastar a bola da área e permitiu a interceção de Romário Baró, que encostou para a baliza deserta a passe de Fábio Silva, após este ter ficado com a bola no ressalto: 0-2 aos 69 minutos.

Com pouco mais de 20 minutos pela frente, os dragões acentuaram o controlo e o 0-3 ficou a centímetros: após driblar Caliskan, Fábio Silva rematou a rasar o poste.

Apostado na velocidade pelos corredores, com bolas colocadas na área, o Galatasaray só voltou a criar perigo numa hesitação defensiva do FC Porto, mas o recém-entrado Mertoz rematou por cima.

Os dragões seguem assim na elite da Youth League, enquanto o Galatasaray fica à espera do desfecho do Schalke 04-Lokomotiv (13h00), para saber se conserva o segundo lugar, vantagem pontual e a diferença de golos para seguir para o play-off.