A Suíça apurou-se para o Mundial 2018, ao empatar a zero com a Irlanda do Norte neste domingo, no play-off final de acesso à competição.

A seleção helvética tinha ganho na primeira mão por 1-0, num penálti que levantou muitas dúvidas, e fez valer essa vantagem até final. A Irlanda do Norte tentou até ao fim o golo que levaria pelo menos a decisão para prolongamento, mas não conseguiu. Ricardo Rodriguez, que tinha batido na primeira mão o penálti que fez a diferença na eliminatória, foi de novo herói, ao salvar sobre a linha um remate de Jonny Evans perto do final. 

Oportunidades desperdiçadas também do lado da Suíça, nomeadamente por parte do benfiquista Seferovic, que teve uma tarde particularmente negativa, numa exibição para esquecer. Falhou várias a oportunidades claras, a última das quais aos 84 minutos. E ouviu assobios vindos das bancadas em Basileia quando foi substituído, aos 86 minutos.

No final a festa foi da Suíça, que consegue aqui a sua 11ª presença em fases finais do Mundial, a quarta seguida. A seleção helvética, recorde-se, foi segunda no grupo de Portugal.