O Real Madrid é o clube mais valioso da Europa e o Benfica é o único português a entrar no top-30, afirma um estudo da KPMG.

A firma de auditoria publicou o Football Clubs' Valuation: The European Elite 2019, que faz todos os anos, neste caso até janeiro de 2019, e concluiu que há mudanças no pódio. Desde logo, o gigante espanhol ultrapassou em definitivo o Manchester United (2.º), enquanto o Barcelona cai para quarto lugar. O Bayern Munique ocupa, assim, o terceiro posto da lista.

De referir que o Barcelona é um de cinco clubes que perde valor empresarial: Manchester United, Mónaco, Arsenal e Galatasaray são os restantes.

Por outro lado, subiram Inter de Milão, Liverpool e Tottenham

O Benfica ocupa a 26.ª posição e é o único representante português. Em 2016, também o FC Porto entrava nas 32 equipas que a KPMG lista como mais valiosas.

A Premier League é o campeonato mais representado, com nove clubes. Seguem-se-lhe a liga espanhola e a Serie A com seis. Alemanha e França colocam três nomes em 32 e a Turquia tem Besiktas e Galatasaray. 

Portugal, Holanda e Escócia têm um representante. O Celtic é mesmo um dos clubes que entra na lista, o outro é o estreante Villarreal, com o Valência a sair.