A quinta jornada da Liga Europa já trouxe mais decisões e apurados para os 16 avos de final da competição. A juntar a sete equipas já qualificadas ao fim da quarta jornada, os jogos da tarde desta quinta-feira definiram mais seis vagas.

Uma delas foi garantida pelo Sporting, no grupo E, após a goleada por 6-1 ante o Qarabag, no Azerbaijão. Os leões seguem para os 16 avos no segundo lugar e juntam-se ao prévio apurado Arsenal.

No grupo B, o Salzburgo selou uma praticamente certa passagem à partida, ao vencer o Leipzig, de Bruma, por 1-0. Os austríacos garantiram igualmente a vitória no grupo. No grupo C, igual feito para o Zenit, que também venceu por 1-0 – ante o Copenhaga – e somou, ao apuramento, a liderança final do grupo.

No grupo D, o Fenerbahçe confirmou uma vaga na próxima fase, com o empate caseiro ante o Dínamo de Zagreb (0-0). Os turcos beneficiaram de igual empate no Anderlecht-Trnava para garantir matematicamente o apuramento.

No grupo F, o Betis, de William Carvalho, recebeu e venceu o Olympiakos e já selou a qualificação, faltando saber se no primeiro ou segundo lugar.

Num dos dois primeiros jogos desta quinta-feira, no grupo K, o Dínamo Kiev venceu o Astana no Cazaquistão e também arrumou as contas do apuramento, com igual vitória no grupo.

Recorde-se que Arsenal, do grupo do Sporting, Chelsea (L), Bayer Leverkusen e Zurique (ambos do grupo A), Eintracht Frankfurt e Lazio (os dois do grupo H) e Dínamo Zagreb (D) já tinham garantido o apuramento.

Há, ainda, 11 lugares em aberto, sendo que, aos 24 que seguem da fase de grupos, juntar-se-ão oito equipas que transitam da Liga dos Campeões.