O AEK Atenas de Hélder Lopes e André Simões, foi esta segunda-feira confirmado como o novo campeão grego de futebol, após a federação local (EPO) ter confirmado a perda de três pontos do PAOK Salónica.

As duas rondas do final do campeonato, a formação da capital tem oito pontos de vantagem sobre o PAOK, segundo classificado. Porém, se a federação grega recuasse na sanção ao emblema de Salónica, o AEK ficaria ainda a um ponto de confirmar o seu primeiro título em 24 anos e o final da hegemonia do Olympiacos, vencedor das últimas sete edições.

Recorde-se que no último domingo, o AEK já tinha feito a festa no relvado, no triunfo caseiro por 2-0 sobre o Levadiakos, com Hélder Lopes e André Simões a titulares. Faltava apenas a confirmação do organismo que tutela o futebol helénico.

A federação grega impôs a dedução de três pontos e uma multa de 63 mil euros ao PAOK Salónica, clube em que atua Vieirinha, depois do presidente Ivan Savvidis ter entrado em campo armado, precisamente num duelo com o AEK, em 11 de março.

O dirigente foi banido durante três anos e teve que pagar uma multa de 100 mil euros. O PAOK ainda apresentou recurso, mas esta segunda-feira a federação grega confirmou o castigo.