Os árbitros vão boicotar os jogos do campeonato de futebol da Albânia até que se sintam «em segurança». A decisão foi anunciada esta quinta-feira pelo organismo representativo do setor.

Tudo se deve às agressões de dirigentes e adeptos a um árbitro no jogo do Kamza que resultou na despromoção do clube da primeira liga albanesa ao terceiro escalão de futebol do país. Para além deste castigo, o último classificado do campeonato albanês da modalidade foi ainda punido com a desclassificação da prova e com uma multa de um milhão de leques (cerca de oito mil euros).

«Chocados com a extrema violência usada contra o árbitro Eldorjan Hamiti, em Kamza, tomámos a decisão de boicotar os jogos a nível nacional. Voltaremos a arbitrar quando nos sentirmos em segurança, a polícia regresse aos estádios e os autores destes atos violentos sejam condenados», pode ler-se no comunicado assinado pela União dos Árbitros de Futebol da Albânia que condenou, ainda, a lei que encarrega os clubes de assegurarem as condições de segurança nos próprios estádios.