A Liga alemã começou esta quinta-feira a testar os jogadores à Covid-19.

Trata-se de uma medida preliminar ao reinício dos campeonatos nos dois princípais escalões, nos quais os jogos decorrerão à porta fechada.

A medida será aplicada à totalidade das 36 equipas e contempla a realização de dois testes por jogador.

Recorde-se que esta questão provocou alguma controvérsia devido ao elevado de número de análises (cerca de 20 mil) que terão de ser realizadas para excluir qualquer situação possível de contágio entre os plantéis dos clubes, equipas técnicas e trabalhadores dos estádios.

Esta semana, o Ministério do Trabalho da Alemanha aprovou um plano para o regresso da Bundesliga, que está parada desde março, embora muitos clubes já tenham regressado aos treinos, aplicando no entanto medidas extraordinárias de higiene e segurança.

Alguma imprensa alemã tem avançado a possibilidade de a época poder ser retomada a 9 de maio, mas a decisão, que ainda não foi formalizada, terá de ter o aval do governo da chanceler Angela Merkel.

A Alemanha é o sexto país no mundo com mais diagnósticos positivos de Covid-19, depois de Estados Unidos, Espanha, Itália, França e Reino Unido.