Jürgen Klopp, ex-treinador do Liverpool, deixou duras críticas ao novo Mundial de Clubes, em declarações ao jornal alemão Welt: «É a pior ideia alguma vez implementada no futebol», atirou.
O técnico alemão comparou o tempo de descanso entre um atleta de basquetebol e Virgil Van Dijk, jogador que orientou no Liverpool: «Não há uma recuperação total para os jogadores envolvidos, nem física nem mental. Um jogador da NBA também ganha muito dinheiro, mas tem quatro meses de folga por ano. Virgil van Dijk nunca teve isso durante a carreira», diz.
«Tenho um medo enorme. Talvez nem todos tenham reconhecido o verdadeiro problema: na próxima temporada os jogadores sofrerão lesões que nunca tiveram antes. Se não for esta temporada, acontecerá no Mundial [de seleções, em 2026] ou depois», acrescentou.
Muitos dos atletas que competem no Mundial de Clubes já têm mais de 60 jogos nas pernas desde o início da temporada.
Jürgen Klopp deixou o comando técnico do Liverpool no verão de 2024, alegando cansaço. É agora diretor desportivo do grupo Red Bull, que tem clubes como Salzburgo, Leipzig ou Bragantino.