Miroslav Klose anunciou esta segunda-feira que não representará mais a seleção alemã. O avançado sagrou-se campeão mundial há menos de um mês e é atualmente o melhor marcador da competição com 16 golos.

«Com a vitória no Brasil, r ealizei  um sonho de criança. Estou orgulhoso e feliz por ter ajudado nesta grande conquista», afirmou o alemão de 36 anos, em declarações ao site oficial da Federação Alemã de Futebol.

Klose, que nasceu na Polónia, estreou-se pela seleção em 2001, tendo participado em quatro Mundiais e marcado em todos eles. O jogador da Lazio prefere, no entanto, colocar a equipa antes das suas conquistas individuais.

«O sucesso da equipa era, e é, a minha primeira prioridade. O trabalho de um avançado é marcar golos e nunca pensei em recordes. Como avançado estou sempre dependente dos meus colegas de equipa e agradeço-lhes por isso», disse. 

O jogador fez questão de agradecer também aos três treinadores que o acompanharam nos 13 anos ao serviço da Alemanha, mas Joachim Low teve direito a um agradecimento especial pela «confiança que sempre depositou» nele.

« Klose é um estrela internacional. É um dos melhores avançados que já existiu. As suas qualidades futebolísticas, as suas habilidades aéreas, os seus golos, a sua compreensão e incansável entrega são inigualáveis. Mesmo assim, não vi um jogador tão modesto e com espirito de equipa.», afirmou Joachim Low sobre o ex-internacional. 

Recorde-se que, no mês passado, Klose também anunciou que este será o seu último ano como jogador de futebol.