Um dia depois de ter confirmado que esta será a última temporada como jogador, algo que terá até surpreendido o próprio Bayern de Munique, Philipp Lahm emitiu um comunicado a sustentar a decisão. 

O antigo internacional alemão explica que, como capitão do Bayern, sente que precisa apresentar sempre um «desempenho de alto rendimento», e que percebeu que não será capaz de corresponder a essa exigência a partir desta época.

Lahm, que garante que a decisão foi muito ponderada, recorda ainda que chegou ao Bayern com onze anos e que só saiu duas épocas, para representar o Estugarda. Isto para deixar a convicção de que voltará a estar ligado ao emblema de Munique, no futuro, mas que agora vai fazer uma pausa, até para perceber de que forma a sua experiência pode ser útil.

A fechar, o (ainda) capitão do Bayern centra atenções nos desafios que ainda tem de enfrentar no relvado: a luta pelo quinto título consecutivo na Alemanha, os quartos de final da Taça da Alemanha e os oitavos de final da Liga dos Campeões.

Eis o comunicado de Lahm, na íntegra:

Após um dia para processar a minha decisão, gostaria de partilhar algumas ideias relativamente à minha opção de encerrar a carreira de jogador no verão. Tal como aconteceu relativamente à minha retirada da seleção, confio nos meus instintos. Como capitão, sinto que é muito importante apresentar sempre um desempenho de alto rendimento, e percebi que não serei capaz de o fazer para lá desta época.

Sou jogador do Bayern desde os onze anos de idade. Vesti sempre esta camisola, tirando os dois anos em que representei o Estugarda. Sendo assim, é claro para mim que voltarei, a dada altura, a colaborar com o Bayern. Mas como todos sabem sou uma pessoa que gosta de estar preparada, e é por isso que gostaria de me afastar e refletir sobre o futebol, como um todo, e a melhor forma de tirar partido da minha experiência e das minhas vivências.

Esta decisão foi sempre encarada com muita ponderação. Depois da retirada da seleção, esta decisão representa o fim da minha carreira de jogador. Fico feliz por explicar-vos a minha decisão e clarificar um pouco a situação.

Por agora estou totalmente focado nos jogos que faltam. Tenho a certeza que os vou encarar de forma mais consciente do que nunca, sabendo que são os últimos. Estamos nos quartos de final da Taça da Alemanha, queremos conquistar o quinto título alemão consecutivo, e na próxima semana temos um jogo marcante com o Arsenal. Grandes objetivos e desafios pela frente.