A seleção do País Basco venceu este sábado a congénere da Catalunha, por 1-0, no Camp  Nou, num jogo particular que teve 51 244 espectadores nas bancadas.
 
O único golo do encontro foi apontado aos 39 minutos, por Anduriz: o avançado do Athletic Bilbao recebeu um passe longo de Illarramendi e rematou para bater Pau.
 
Recorde-se que há um ano, em Bilbao, estas mesmas duas seleções empataram 1-1, pelo que o triunfo nesta espécie de final a duas mãos sorriu ao País Basco, que assim ganhou o troféu relativo ao centenário do primeiro jogo entre bascos e catalães, que se disputou em 1915.
 
Xabi Prieto, o capitão do País Basco, levantou o troféu de vencedor, enquanto Sergio Garcia, capitão da Catalunha, ergueu o troféu para o vencido. Refira-se ainda que Pau, guarda-redes do Espanhol de Barcelona, foi eleito o melhor em campo.
 
Para a história do jogo ficou também Gerardo Moreno, que viu um golo ser-lhe anulado por fora de jogo, na sequência de um cruzamento de Joan Jordan.
 
Refira-se que neste encontro não participou nenhum jogador a atuar em Portugal: Tello, do FC Porto, e Oriol Rosell, do Sporting, foram convocados num primeiro momento, mas caíram fora da lista final.
 
Ficha de jogo:
 
Catalunha: Pau (Masip, 46m); Aleix Vidal (Montoya, 60m), Piqué, Bartra (Didac Vilá, 60m) e Jordi Alba (De la Bella, 46m); Verdú (Joan Jordan, 60m), Busquets (Javi Marquez, 46m) e Sergi Roberto (Gerard Moreno, 46m); Victor Rodriguez (Keita Balde, 46m), Sergio Garcia (Alvaro Vasquez, 60m) e Piti (Victor Alvárez, 46m).
 
País Basco: Iraizoz (Riesgo, 46m); Boveda (Balenciaga, 46m), San Jose (Carlos Martínez, 46m), Iñigo (Agirretxe, 46m) e Ansotegi (Capa, 46m); Berchiche (Bergara, 46m), Ilarramendi (Etxeita, 46m) e Xabi Prieto (Mikel Rico, 46m); Muniain (Roberto Torres, 46m), Aduriz (Aurtenetxe, 46m) e Toquero (Eraso, 46m).