A Austrália, atual campeã em título na Taça da Ásia, garantiu esta terça-feira a qualificação para os oitavos de final da prova, ao vencer a Síria por 3-2, na terceira e última jornada do grupo B.

Os cangurus, vencedores da competição em 2015, precisavam apenas de um empate, mas resgataram o triunfo em tempo de compensação.

O antigo jogador do Paços de Ferreira, Awer Mabil, fez o 1-0 para a Austrália aos 41 minutos, num remate colocadíssimo de pé esquerdo. Khribin empatou logo a seguir (43m), mas a segunda parte seria decisiva para a equipa amarela: Ikonomidis fez o 2-1 (54m) e Rogic, já após Al Soma ter empatado de penálti aos 80 minutos, fixou o 3-2, aos 90+3’.

A Austrália é a 13.ª seleção qualificada para os «oitavos» da prova. Finda o grupo B no segundo lugar, com seis pontos, atrás da Jordânia, que somou sete.

Na próxima fase estão já também, além de Austrália e Jordânia, os Emirados Árabes Unidos, Tailândia, China, a Coreia do Sul, treinada por Paulo Bento, o Irão, de Carlos Queiroz, o Iraque, o Qatar, a Arábia Saudita, o Japão, Uzbequistão e Bahrain, este como um dos quatro melhores terceiros.

As restantes três vagas serão decididas entre Palestina, Omã, Quirguistão, Vietname e Líbano. Os palestinianos, que empataram esta terça-feira ante a Jordânia, somam dois pontos e aguardam a última jornada para as restantes seleções, na expectativa de confirmar, ou não, o apuramento.

O golo de Mabil, aos 5'20'':