A «Marselhesa» vai ser cantada esta terça-feira pelos 80 mil adeptos que vão assistir ao particular Inglaterra-França no Estádio de Wembley em memória das vítimas dos atentados de Paris.

A Federação Inglesa (FA) revelou que a letra do hino nacional francês vai ser projetada nos placards eletrónicos do estádio, para que todos os adeptos possam cantá-lo. «Claro que desafio a todos os adeptos que cantem o hino francês. Sei que não será fácil, mas há que tentar», disse Roy Hodgson, selecionador inglês.

O selecionador manifestou-se convencido de que este desafio «será uma clara demonstração de que o Mundo do futebol está unido contra estas atrocidades».

Entretanto, a TF1, televisão pública francesa, que vai transmitir o jogo, anunciou que não fará interrupções para espaços publicitários depois do hino, em respeito às vitimas dos atentados.

O célebre arco do renovado estádio Wembley vai exibir as cores branca, vermelha e azul, da bandeira da França, até ao início do jogo (19h45), enquanto na fachada e laterais do estádio estará exibida a expressão «Liberdade, Igualdade e Fraternidade», o lema oficial da República Francesa.

«Estou convencido de que a seleção e todos os nossos adeptos vão mostrar a sua solidariedade com os nossos colegas franceses e que os apoiarão nestes momentos tão complicados», referiu ainda Roy Hodgson.

A FA anunciou ainda que a seleção inglesa, capitaneada por Wayne Rooney, homenageará as 129 vítimas mortais dos ataques terroristas de sexta-feira, reivindicados no sábado pelo grupo terrorista Estado Islâmico.

Para quem quiser participar nesta iniciativa, quer em Wembley ou mesmo pela televisão, deixamos aqui um vídeo com a «Marselhesa» e a respetiva letra, com tradução para português.

A «Marselhesa»: