Depois da vitória sofrida na última jornada, o Atlético de Madrid voltou a desiludir com mais uma exibição desinspirada. Em jogo de acerto de calendário da 21.ª jornada da La Liga, a equipa de Diego Simeone, com João Félix e Luis Suárez a começarem no banco, perdeu por 1-0 diante do último classificado, o Levante.

Sentiram-se (e ouviram-se) as críticas dos adeptos do campeão espanhol, que só venceu dois dos últimos sete jogos.

A primeira parte do Atlético de Madrid foi um espelho daquilo que tem sido a temporada colchonera.

Com um ritmo de jogo morno e a iniciativa de jogo entregue ao adversário, a equipa de Simeone só conseguiu causar perigo em contra-ataque, na exploração dos espaços deixados pelo Levante, ou em lances de bola parada.

Mas foi a turma de Valência quem esteve mais perto do golo.

Ouviam-se assobios no Wanda Metropolitano, ainda mais acentuados após a grande ocasião desperdiçada por Jorge de Frutos. Numa abordagem infantil junto à linha de meio-campo, Giménez cabeceou a bola para trás e deixou o avançado do Levante com via aberta para fazer o golo, mas Jan Oblak emendou o erro do colega com uma excelente defesa.

Ainda antes do intervalo, o campeão espanhol somou a única oportunidade de golo em toda a primeira parte, com um remate de Thomas Lemar, em boa posição, que saiu muito por cima.

No recomeço, aconteceu o que já se previa.

Enis Bardhi teve muita liberdade no corredor central e serviu Gonzalo Melero. Com posição ganha a Reinildo, o médio formado no Real Madrid disparou de pé direito, já em queda, para abrir o marcador (54m).

O Atlético tentou a resposta nos minutos seguintes, mas foi o Levante quem voltou a criar perigo. A defesa colchonera deixou muito espaço, novamente, em zonas interiores e de Frutos apareceu a rematar para mais uma boa intervenção de Oblak.

João Félix entrou aos 64 minutos e desequilibrou pouco depois, após serpentear por vários adversários, conquistando um livre. Na cobrança, o internacional português disparou à barreira.

O campeão espanhol, à semelhança do que tem acontecido durante toda a época, continuava a tentar a reação na crença, mas sem discernimento, tendo terminado o jogo com apenas um remate enquadrado.

Félix tentava «pegar na batuta», mas só em tempo de compensação conseguiu criar perigo, com um passe picado a isolar Correa, que não conseguiu a emenda na cara do guardião adversário.

O argentino até introduziu a bola na baliza, aos 96 minutos, com um remate acrobático, mas o lance foi invalidado por falta.

No último lance do jogo, Malsa viu Oblak adiantado e disparou à trave, com um remate perto do meio-campo.

A vitória em Madrid permite ao Levante encarar as próximas jornadas com outro entusiasmo. A formação de Valência tem agora 14 pontos, menos cinco do que o penúltimo classificado. Já o Atlético, desperdiçou a oportunidade de ultrapassar o Barcelona na tabela e continua em quinto lugar.

(Imagens vídeo Eleven Sports).