Callum Hawkins, maratonista escocês de 25 anos, desmaiou este domingo na maratona dos jogos Commonwealth realizada na Austrália.

Num dia de calor intenso, a apenas dois quilómetros da meta, Hawkins seguia em primeiro com dois minutos de vantagem sobre o segundo classificado,  australiano Mike Shelley, quando desmaiou e caiu no chão sem forças. Ainda tentou levantar-se uma segunda vez, mas rapidamente voltou a cair, desta vez com mais gravidade uma vez que embateu com a cabeça numa barreira colocada junto à estrada e acabou por ser transportado para o hospital.

Mike Shelley acabou por ultrapassar Hawkins e por vencer a prova,

Em comunicado, a equipa da Escócia informou que o desportista já se encontra estável e que está a realizar mais exames apenas por precaução: «Callum foi levado para o hospital para avaliação médica após ter desmaiado, como é o procedimento normal. Temos o prazer de informar que ele está sentado a falar com o pai e com a equipa médica da equipa da Escócia. Está a realizar mais exames médicos apenas por precaução e desejamos-lhe rápidas melhoras.»