Quando surge um jovem promissor nas camadas jovens de um clube depressa se começam a colocar rótulos. Na academia de La Masia, em Barcelona, esta é uma realidade ainda mais latente. Quando aparecerá o novo Messi, o novo Xavi ou o novo Iniesta? É o que todos perguntam, numa busca de clonar talentos. Aos 16 anos, Ilaix Moriba já provou que poderá escrever a sua própria página. Ainda que muitos já falem num «novo Pogba», Ilaix é… Ilaix, por direito próprio.

Nascido a 19 de janeiro de 2003 na Guiné Conacri, o jogador viajou para Espanha muito jovem. Chegou à Catalunha com sete anos e aos 15 começou a prometer altos voos. Com essa idade já representava os sub-19 do Barcelona e este ano já participou em cinco jogos da Youth League, competição em que o Barça está nas meias-finais, tal como o FC Porto.

Embora seja o único atleta de 16 anos nos sub-19 do Barcelona, Ilaix tem uma compleição física que disfarça essa décalage. A sua altura bem acima da média não o impede de mostrar agilidade em campo, sendo uma peça importante no miolo da equipa, tanto a defender como a atacar. Tão depressa recupera uma bola como está a colocá-la na baliza adversária com um remate do meio da rua, como fez contra o Real Madrid. Nesse jogo, Ilaix fez um hat-trick, sendo um dos golos marcados no pontapé de saída, com um tiro do meio campo.

Com uma passada larga, o jovem consegue estar presente em quase todos os momentos do jogo, enchendo o campo com uma maturidade tática pouco vista nesta idade. Serve de pêndulo à equipa, que em torno dele gira como a Terra à volta do sol.

Depois de muita insistência da imprensa espanhola e inglesa no interesse de Guardiola, Ilaix Moriba vai ficar no Barcelona, tendo assinado contrato profissional até 2022, com uma cláusula de rescisão cifrada nos 100 milhões de euros. O clube catalão garante uma pérola de futuro, num jogador claramente diferenciado dos demais.

Fique com os melhores momentos de Ilaix Moriba.