O Malines foi, esta quinta-feira, excluído da fase de grupos da Liga Europa da temporada 2019/2020. A decisão, deliberada pela UEFA, surge na sequência da revisão à alegada viciação de resultados no último ano.

A decisão tomada na última segunda-feira foi revertida pelo Comité de Recursos da UEFA, que tinha admitido o vencedor da Taça da Bélgica na competição europeia de clubes, após a federação belga ter retirado o emblema do formulário de inscrição oficial para as provas de clubes da UEFA da época que está a começar.

A federação belga já tinha castigado o Malines com a despromoção à segunda divisão do país, por falseamento de um resultado de um jogo disputado em 2018.

O Malines tinha sido campeão da segunda liga do país, mas a subida desportiva foi anulada pelo castigo federativo, sendo que o clube também não vai poder disputar a próxima edição da taça belga.

Dada a exclusão do Malines da Liga Europa, o Standard Liège, quarto classificado do principal campeonato, vai ocupar a vaga direta na fase de grupos. O Antuérpia passa da segunda para a terceira pré-eliminatória e o Gent foi chamado a participar, repescado para a segunda pré-eliminatória, na qual vai defrontar o Viitorul Constanta, da Roménia.