O belga Daniel Van Buyten, sem clube desde o final de contrato com o Bayern Munique (terminou em junho), anunciou esta quinta-feira a decisão de colocar um fim à sua carreira. 

Van Buyten foi sondado por vários clubes alemães e franceses, além de ter recebido uma proposta do campeão belga Anderlecht, mas optou por colocar um ponto final à sua carreira.

«Quando me comprometo com um projeto, empenho-me a 100 por cento e acho que o meu corpo já me está a dizer que tal não é possível e eu não quero falhar», argumenta o defesa belga, de 36 anos.

Profissional desde 1998, Van Buyten jogou pelo Charleroi, Standard Liége, Marselha, Manchester City, Hamburgo e Bayern Munique, no qual permaneceu de 2006 até este ano. 

Van Buyten ajudou os bávaros a conquistar quatro títulos, quatro taças da Alemanha, uma Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes. Em 586 partidas pelo Bayern, marcou 71 golos.Por 83 vezes Van Buyten foi chamado à seleção da Bélgica, marcando 11 golos. A sua última partida foi nos quartos de final do Mundial Brasil2014, na derrota frente à Argentina, por 1-0.