O Benfica e o FC Porto estão entre as 50 marcas mais valiosas do futebol mundial.
Este dado é revelado pela Brandirectory, consultora líder mundial em avaliação de marcas, que esta terça-feira publicou o seu relatório anual sobre o tema.
O FC Porto está avaliado em 98 milhões de euros e surge como novidade na lista deste ano, entrando para o 48.º lugar. Em relação ao ano anterior, o Benfica sobe precisamente dessa posição para o 41.º lugar, estando agora avaliado em 118 milhões de euros.
Com um crescimento de 17 por cento em relação ao valor do ano anterior, o Benfica é apontado como o clube com a sexta marca com crescimento mais rápido, atrás de Marselha, Betis, Newcastle, Nápoles e Milan.
O ranking tem novo líder, já que o Real Madrid desceu para segundo, com uma avaliação de 1414 milhões, sendo agora superado pelo Manchester City, o campeão inglês e finalista da Liga dos Campeões, que vale 1460 milhões de euros. Barcelona, Manchester United e Liverpool fecham o top-5 da tabela.
O único clube não europeu no top-50 é o Flamengo, que ocupa a 50.ª posição, com um valor de 95,4 milhões de euros.
A Brandirectory avalia os clubes como marcas de futebol avaliando a cada ano aspetos como a notoriedade e pujança em termos comerciais, que está relacionada com o sucesso desportivo.