Artigo original: 13h22

Há um ano, a luta pela Bota de Ouro resumia-se a dois nomes: Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Por esta altura, os astros de Barcelona e Real Madrid já lideravam destacados a corrida ao prémio de melhor goleador do futebol europeu. Ronaldo e Messi acabaram a Liga espanhola com 48 e 43 golos (96 e 86 pontos), respetivamente, muito à frente do «rival» que se lhes seguiu: Kun Aguero, melhor marcador da Liga inglesa, com 26 golos (52 pontos).
 
Em 2015/16, pela primeira vez em muitos anos, um ou outro não surgem no topo da lista. A liderá-la está Gonzalo Higuaín, com 22 golos ao serviço do Nápoles na Liga italiana. O avançado argentino somou mais um golo no último fim-de-semana, mas viu os mais diretos perseguidores aproximarem-se.
 
É que Jonas bisou na vitória tranquila do Benfica sobre o Moreirense (4-1) e ficou à distância de um golo do topo. O avançado dos encarnados tem agora 21 golos no campeonato nacional, onde os golos têm o mesmo peso (2 pontos) que em Espanha, Inglaterra, Itália e Alemanha (em França, por exemplo, valem apenas 1,5 pontos).
 
A fechar o pódio está Aubameyang. O avançado gabonês do Borussia Dortmund tem 20 golos e é seguido de perto do polaco Robert Lewandowski (Bayern Munique), com 19. Os dois jogadores têm reservada para si a luta pelo titulo de melhor marcador da Bundesliga e foram fundamentais nas vitórias das respetivas equipas na última jornada do campeonato: vitórias por 2-0 para Dortmund e Bayern com bis de Aubameyang e Lewandowski.
 
Segue-se Cristiano Ronaldo. O craque português fez um hat-trick na goleada do Real Madrid ao Espanhol, por 6-0, e apresenta agora números mais consentâneos com aquele que tem sido o seu registo normal nos últimos anos e que o levaram à conquista de quatro botas de ouro (um recorde), duas delas consecutivas.
 
Ronaldo soma 19 golos, os mesmo que Lewandowski e Luis Suárez, do rival Barcelona, com quem partilhou o prémio de melhor marcador do velho continente em 2013/14. Refira-se que o avançado dos merengues estava, antes do tal jogo com o Espanhol, fora do top 10, a par de, por exemplo, Islam Slimani.
 
O avançado do Sporting ficou em branco na última jornada da Liga (3-2 à Académica) e manteve, assim, os 16 golos na competição. O goleador argelino está fora dos dez primeiros mas, ainda assim, pode orgulhar-se de estar ao lado de ilustres como Neymar (Barcelona) e Jamie Vardy (Leicester). E last but not least, à frente de Lionel Messi, que leva apenas 12 golos marcados na Liga espanhola.
 
TOP 10 para a Bola de Ouro
Gonzalo Higuaín: 22 golos (44 pontos)
Jonas: 21 (42)
Pierre-Emerick Aubameyang: 20 (40)
Robert Lewandowski: 19 (38)
Luis Suárez: 19 (38)
Cristiano Ronaldo: 19 (38)
Karim Benzema: 18 (36)
Alex Teixeira: 22 (33) *
Nemanja Nikolic: 22 (33) *
Eran Zahavi: 22 (33) *

Islam Slimani: 16 (32)
 
* Alex Teixeira, Nemanja Nikolic e Eran Zahavi disputam campeonatos onde a cada golo é atribuído o coeficiente de 1,5 pontos, o mesmo que em França, onde Zlatan Ibrahimovic tem 19 golos.