Marcelo Gallardo não poderá orientar o River Plate nos dois jogos da final da Taça Libertadores diante do Boca Juniors.

O treinador argentino foi suspenso por quatro jogos pela Conmebol, organismo que tutela o futebol no continente sul-americano.

Recorde-se que Gallardo estava suspenso e mesmo assim deslocou-se ao balneário da equipa de Buenos Aires ao intervalo do jogo da 2.ª mão com o Palmeiras de Luiz Felipe Scolari . Nessa altura, e depois de terem perdido por 1-0 em casa, os argentinos estavam em desvantagem por 1-0 no Brasil e acabaram por vencer por 2-1, resultado que lhes permitiu virar a eliminatória.

A Conmebol aplicou quatro jogos de castigo ao treinador do River Plate, mas recusou o protesto apresentado pelo Grêmio, que pedia que o emblema da Argentina fosse punido com a derrota nas meias-finais.

Para além da suspensão, Gallardo foi ainda condenado a pagar uma multa de 50 mil dólares (cerca de 44 mil euros). As decisões são passíveis de recurso.

Os dois jogos da final da Taça Libertadores jogam-se a 10 e 24 de novembro.

O treinador do River Plate, que estava suspenso para o jogo da segunda mão - no qual os argentinos se impuseram por 2-1, depois de terem perdido em casa por 1-0 -, entrou no balneário da equipa ao intervalo, numa altura em que os brasileiros venciam por 1-0.