O sorteio da Copa América 2015, que terá lugar no próximo Verão (11 junho a 4 de julho), foi realizado esta segunda-feira, em Viña del Mar, no Chile. O lema da competição é «Doze equipas, oito cidades, 24 dias». Foram ainda apresentadas a mascote, ainda sem nome, e a bola oficial, a «Cachaña».

A Copa América vai contar com a participação do Chile (país organizador), de Brasil e Argentina (cabeças de série), e de Colômbia, México, Uruguai (campeão em título), Equador, Paraguai, Peru, Bolívia, Jamaica e Venezuela. Os pré-designados foram nomeados pela Confederação Sul-Americana de Futebol, enquanto a distribuição dos restantes se fez pela respetiva posição no ranking FIFA.

O torneio distribuir-se-á por oito cidades: Antofagasta, La Serena, Viña del Mar, Valparaiso, Santiago, Rancagua, Temuco e Concepción).

As 12 equipas foram divididas por três grupos. Em cada grupo apuram-se os dois primeiros e os dois melhores terceiros classificados para uma ronda a eliminar (quartos de final). A Argentina de Messi, mas também de Gaitán, Enzo e Jonathan Silva, terá pela frente no Grupo B o Uruguai de Maxi Pereira. Já o Brasil do «rei» Neymar, onde Talisca poderá ser opção, ficou no grupo da Colômbia de Jackson e Quintero, mas também de James, e do Peru, de Carrillo.

O vencedor final ganhará um lugar na Taça das Confederações em 2017, na Rússia.

O paraguaio Carlos Gamarra, antigo jogador do Benfica, os chilenos Iván Zamorano e Elías Figueroa, e o argentino Leo Rodríguez foram os futebolistas convidados a participar no sorteio.

Resultado do sorteio:

Grupo A:
Chile
México
Equador
Bolívia

Grupo B:
Argentina
Uruguai
Paraguai
Jamaica

Grupo C:
​Brasil
Colômbia
Peru
Venezuela