[artigo criado originalmente às 09h47 de 08/02/2019 e em permanente atualização]

Um incêndio de grandes proporções deflagrou, na madrugada desta sexta-feira, no Ninho do Urubu, centro de estágios do Flamengo em Vargem Grande, no Rio de Janeiro, e provocou a morte a dez pessoas. A informação foi avançado pela Globo Esporte, citando fonte dos bombeiros.

No local estavam jovens de 14 e 15 anos e alguns funcionários, isto porque o incêndio se deu numa parte antiga do Ninho do Urubu onde se alojavam as categorias inferiores do Flamengo.

Da tragédia há a lamentar um total de dez vítimas mortais: oito jogadores e dois funcionários.

Além das mortes a lamentar, há ainda três jovens internados com ferimentos, um deles (Jonathan Cruz Ventura, de 15 anos) com 40 por cento do corpo queimado.

O alerta foi dado às autoridades 05h17 e às 07h20 locais o incêndio já estava controlado.

«A possibilidade [de as vítimas estarem a dormir] existe, pelo horário e local do incêndio. É possível que estivessem a dormir e não pudessem evacuar a tempo», disse Douglas Henaut, tenente coronel do Corpo de Bombeiros.

[Foto: GLOBOESPORTE.COM]

Ao longo do dia foram várias as figuras e clubes (entre os quais portugueses) que enviaram mensagem de solidariedade para o emblema do Rio de Janeiro. O rival Fluminense decretou três dias de luto e não haverá futebol na cidade durante o fim de semana.

Vinicius Jr., formado nas escolas do Flamengo e atualmente no Real Madrid, reagiu de imediato à tragédia. «Que notícia triste! Oremos por todos! Força, força e força», escreveu na rede social Twitter.

Ao longo das últimas horas, a imprensa brasileira tem feito um acompanhamento exaustivo do caso. Segundo a corporação de Bombeiros Militares do Rio de Janeiro (CBMERJ), citada pelo jornal Estadão, o local não possuía o Certificado de Aprovação (CA), documento que atesta que a instalação cumpre com a legislação vigente no que diz respeito a dispositivos contra incêndio. O local teria apenas autorização camarária para funcionar como estacionamento.

Leia o testemunho de um jogador que estava no quarto no qual o incêndio deflagrou.