Uma camisola do Santos, uma bola de trapos e a solidariedade a rolar desde Moçambique até Vila Belmiro. Às vezes é parece tão simples. Tão simples como o sorriso do pequeno João Chico, de seis anos. De pés descalços e empoeirados, a denunciar os pontapés que andou a dar na bola de trapos desfiados que agora tem na mão.

E depois, uma fotografia e o símbolo que o menino de Nhahminjale trazia ao peito a fazer a diferença. A mover montanhas. Montanhas de solidariedade para ele, mas também para outros como ele.

Na verdade, tudo começou na fotografia tirada por Rafaella Kalimann, embaixadora da Missão África, uma ONG que tem como missão promover o desenvolvimento de comunidades de regiões de extrema pobreza. Uma causa agora também abraçada pelo clube santista que decidiu dar um contributo para ajudar outros meninos como João Chico.

 

Sobre sonhos.. #missaoafrica ✨❤️🇲🇿 - About dreams.. #missionafrica #missionary ❤️

Uma publicação compartilhada por RAFAELLA (@rafakalimann) em

«O manto alvinegro utilizado pela criança também motivou o Santos Futebol Clube a aderir esta importante causa humanitária», revela o clube ao anunciar uma campanha solidária que promover nos próximos dois jogos, com o Palmeiras (quinta-feira) e o Flamengo (dia 25).

«Além de imprimir a marca da Missão África [nas camisolas de jogo] em cima do peito, o Santos FC também doará um real por cada pessoa presente nestas duas partidas», lê-se no site do clube, que convida ainda os adeptos a fazerem doações diretas à referida ONG.

Entretanto, Rafaela Kalimann voltou a tirar uma foto ao pequeno João Chico, agradecendo-lhe publicamente a visibilidade que o seu sorriso deu à Missão África, uma vez que uma simples fotografia serviu para que «milhares de pessoas» conhecem a ONG e e deixou uma garantia: «eles ajudarão você e seus amiguinhos».

«Sim João, um estádio inteirinho saberá que você existe, que você tem sonhos, que você quer ser alguém», escreveu ainda a embaixadora da Missão África.

 

Ê João, se você soubesse o alvoroço que está causando aqui, se eu pudesse te contar onde sua esperança está chegando. Que através da sua vida essa camiseta estará diferente nos próximos jogos, que milhares de pessoas conhecerão a ONG e essas mesmas milhares ajudarão você e seus amiguinhos. Sim João, um estádio inteirinho saberá que você existe, que você tem sonhos, que você quer ser alguém. Não é atoa que você estampa esse time no seu peito, ele te acolheu, te abraçou e te trouxe pra junto. A nação do @santosfc já te ama. Espero que de alguma maneira você receba essa energia aí em Moçambique e jaja chegaremos com o resultado e desejando ver a diferença no seu futuro. Sem palavras, só gratidão por Deus me proporcionar levar sua história tão longe junto com a @ongmissaoafrica , ser ponte pros seus pés irem além. Que eu seja instrumento através dessa janela pra mover mais ações como essa, mais corações, mais estádios inteiros! Não sei expressar o quanto estou feliz.. e família @santosfc com TODA CERTEZA estarei com vocês nesses jogos, quero de perto agradecê-los por tudo isso! Parabéns pelo time que vocês são, por pensar no outro, pela história que tem! 🙏🏼❤️ #santosfc #missaoafrica {o Santos doará 1,00 de cada ingresso vendido e estampará a ONG na omoplata do uniforme nas partidas contra Palmeiras e Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro. } #muitoalémdeFutebol

Uma publicação compartilhada por RAFAELLA (@rafakalimann) em