O antigo astro do futebol brasileiro Pelé discorda de forma veemente de quem considera Lionel Messi o melhor jogador da história.

Em entrevista à Folha de São Paulo, o ex-futebolista, agora com 78 anos, foi questionado a respeito de declarações de Xavi e Iniesta, que colocaram Messi acima de qualquer outro jogador do presente e do passado.

«Como é possível comparar uma pessoa que cabeceia bem, chuta com o pé esquerdo e com o pé direito, com outra que só chuta com um pé, só tem uma habilidade e não cabeceia bem? Como é possível comparar? Para se comparar com Pelé, tinha de ser alguém que chutasse com o pé esquerdo, com o pé direito e marcasse golos de cabeça», disparou.

«Há excelentes jogadores, mesmo excelente que não tiveram a mesma chance de aparecer. Para mim, o Maradona foi um dos melhores que existiram. Você vai perguntar-me: ele foi melhor do que Messi? Foi, pô! Muito melhor. Houve Beckenbauer, Cruyff...», acrescentou.

Pelé não poupou nos reparos também ao compatriota Neymar. «Ficou difícil percebê-lo por todas as coisas que ele faz para além de jogar futebol. Conversei com ele e disse-lhe que tem futebol. Ele teve azar porque a seleção não ganhou o Campeonato do Mundo e ficou marcado. Estive com ele duas vezes na Europa, conversámos e expliquei-lhe isso: 'Pô, Deus deu-te um dom. O que vocês fez é que complicou'», rematou.