Drama em Dortmund, explosão de alegria em Colónia. O Bayern Munique é campeão alemão pela 11.ª vez consecutiva!
O Borussia, que só dependia de si para fazer a festa em casa, empatou na receção ao Mainz a dois golos e perdeu uma possibilidade de ouro para ser campeão 11 anos depois.
A decisão foi até à última, mas quem festeja é a equipa bávara, que não desperdiçou e cumpriu, ao triunfar por 2-1 na visita ao Colónia. Um golo de Jamal Musiala, aos 89 minutos, foi decisivo para o êxito da equipa comandada por Thomas Tuchel.
MUSIALA 🌟 Golos que valem titulos.
🇩🇪 @Bundesliga_DE | @fckoeln 1 x 2 @FCBayern#BundesligaELEVEN pic.twitter.com/hXM1o9I3Ll
— ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) May 27, 2023
O Bayern termina o campeonato com 71 pontos e no primeiro lugar. O Borussia é segundo, com os mesmos 71 pontos, mas o Bayern terminou com melhor diferença de golos, o primeiro critério de desempate.
A primeira parte foi dramática para o Borussia, que ficou em desvantagem aos 15 minutos com um golo de Hanche-Olsen. Pouco depois, Haller teve uma ocasião soberana para o empate, mas viu Dahmen defender uma grande penalidade (19m). Pouco depois, Onisiwo acentuou os problemas do Dortmund, com o segundo golo do Mainz, ao minuto 24.
Na segunda parte, já depois de algumas alterações, o Borussia reduziu pelo internacional português Raphael Guerreiro, aos 69 minutos, na sequência de uma boa combinação com Reyna.
RAPHAEL 💥 É BUNDESLIGA ATÉ AO FIM
— ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) May 27, 2023
🇩🇪 @Bundesliga_DE | @BVB 1 x 2 @1FSVMainz05#BundesligaELEVEN pic.twitter.com/mczojLS5he
Nos cinco minutos de tempo de compensação, Haller teve um golo anulado aos 90+4m, mas Niklas Sule ainda empatou a dois golos, aos 90+6m, já quando havia apito final no Colónia-Bayern. O Dortmund ainda conseguiu, depois, colocar uma última bola na área contrária à procura do 3-2, mas não conseguiu e acabou a tarde com grande desilusão.
Em Colónia, à mesma hora, um golaço de Coman deu o 1-0 ao Bayern aos oito minutos. Já na segunda parte, aos 82 minutos, e já com o português João Cancelo em campo (entrou ao minuto 62), Ljubicic empatou de penálti. O golo foi tão ou mais festejado em Dortmund, mas o Bayern teria, mais tarde, em Musiala, a decisão do título. O jovem atacante fez um belo golo que deu o triunfo ao Bayern e também novo título de campeão.
Empata o Koln e o volta o Dortmund para a frente 🤯 Que Liga.
🇩🇪 @Bundesliga_DE | @fckoeln 1 x 1 @FCBayern#BundesligaELEVEN pic.twitter.com/oaD2fgzbOJ
— ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) May 27, 2023
Este é o 32.º título do Bayern (incluindo a era pré-Bundesliga). O Borussia continua com cinco.
Mesmo com a desilusão, em Dortmund poucos arredaram pé e deram um aplauso à equipa, que chorava por falhar um título que escapa desde 2012.
A jornada ficou ainda marcada pela confirmação do Union Berlim na Liga dos Campeões. A equipa da capital recebeu e venceu o Werder Bremen por 1-0 e confirmou o quarto lugar, com 62 pontos, atrás do terceiro do Leipzig, que terminou com 66, depois da vitória desta tarde sobre o Schalke 04, por 4-2. O Schalke, com esta derrota, confirma a descida, juntando-se ao Hertha Berlim, que se despediu com um triunfo por 2-1 na visita ao Wolfsburgo.
O Estugarda empatou na receção ao Hoffenheim (1-1), com o português Tiago Tomás a marcar o golo da equipa da casa, que terminou no 16.º lugar e vai, assim, jogar o play-off para não descer.
Quem se salvou foi o Bochum, com o triunfo por 3-0 na receção ao Bayer Leverkusen.
Nos outros jogos, o Eintracht Frankfurt recebeu e venceu o Friburgo, por 4-2. O Friburgo, que lutava pelo quarto lugar, termina no quinto lugar europeu, seguido do Leverkusen, que garante a outra vaga no sexto lugar.
A tarde teve ainda triunfo do Borussia Monchengladbach sobre o Augsburgo, por 2-0.