A FIFA vai passar a auditar as finanças da Confederação Africana de Futebol (CAF). O acordo «sem precedentes» entre as duas entidades foi assinado esta quinta-feira, entre os africanos e o organismo que tutela a modalidade a nível mundial.

A medida implementada prevê que a FIFA reforme a administração financeira da CAF, com melhoramento no formato das competições e o desenvolvimento de oportunidades comerciais do futebol no continente africano.

«Em Assembleia Geral da CAF celebrada no Cairo, as duas organizações assinaram um protocolo que define um roteiro, no qual a FIFA colocará a sua experiência e saber para melhorar a situação atual da CAF», referiu a FIFA, com comunicado. Já o presidente da CAF, Ahmad Ahmad, escreveu, através das redes sociais, que o protocolo «vai ajudar às reformas no futebol africano e ajudá-lo a seguir em frente».

No aspeto financeiro, a FIFA vai realizar uma auditoria geral à administração e aos processos internos para certificar a transparência nas contas da CAF. A eficiência e imparcialidade dos órgãos sociais do organismo são também um objetivo. O controlo vai ser assumido em meados de agosto, tal como a FIFA anunciou na véspera do início da Taça das Nações Africanas, a 20 de junho.