Sofrimento, suspense, a cor de África. Depois de 120 minutos vertiginosos e de um desempate de grandes penalidades impróprio para corações frágeis, a Argélia garantiu uma vaga nas meias-finais da CAN2019. A Costa do Marfim caiu nos «quartos».

Depois de Bony falhar o seu penálti, o argelino Belaili teve a oportunidade de decidir tudo, mas atirou ao poste. Tudo parecia ficar adiado para uma nova série de grandes penalidades, mas Serey Die tremeu a também falhou. Festa argelina, muitas lágrimas e faces aliviadas. 

Yacine Brahimi, cujo contrato com o FC Porto terminou a 30 de junho, voltou a ver tudo a partir do banco de suplentes. Depois de recuperar de lesão, o extremo continua a não entrar nos planos do selecionador. 

Brahimi viu Feghouli inaugurar logo o marcador aos 20 minutos, com Jonathan Kodjia a empatar a partida aos 62 minutos, após arrancada e remate de pé esquerdo muito colocado.

Pelo meio, o argelino Bounedjah falhou um penálti. Era ele o homem que mais chorava na altura do desempate por castigos máximos. Acabou de joelhos a agradecer a Alá. A Argélia vai jogar contra a Nigéria nas meias-finais.

Islam Slimani, ex-Sporting, entrou aos 78 minutos e foi um dos que marcou o seu penálti. 

Jogos dos quartos de final:

Senegal-Benin, 1-0

Nigéria-África do Sul, 2-1

Costa do Marfim-Argélia, 1-1 (3-4, gp)

Madagáscar-Tunísia

Resultados dos oitavos de final:

Marrocos-Benim, 1-1 (1-4, gp)

Uganda-Senegal, 0-1

Nigéria-Camarões, 3-2

Egito-África do Sul, 0-1

Madagáscar-RD Congo, 2-2 (4-2, gp)

Argélia-Guiné Conacri, 3-0

Mali-Costa do Marfim, 0-1

Gana-Tunísia, 1-1 (4-5, gp)