A FIFA anunciou sanções a várias Federações por conduta discriminatória e antidesportiva em jogos de qualificação para o Mundial de 2018, bem como em partidas de caráter particular. Chile, Paraguai, Peru, México, El Salvador, Honduras e Croácia são as federações visadas, na sequência de relatórios de jogos elaborados pelo Sistema de Monitorização Anti Discriminação do organismo. 

A Federação chilena foi punida com a proibição de realizar dois jogos oficiais no Estádio Nacional Julio Martínez Prádanos e uma coima no valor de 30.000 francos suíços. A primeira suspensão vai ser cumprida no próximo jogo de qualificação para o Mundial2016 frente à Bolívia, enquanto a suspensão a cumprir noutra partida está sujeita a um período probatório de dois anos de aplicação. 

Além da Federação do Chile, o México foi multado num total de 35 mil francos suíços por dois casos. Por sua vez, a Federação das Honduras foi igualmente condenada a pagar 40 mil francos suíços. El Salvador com uma coima de 35 mil francos suíços, junta-se a Paraguai, obrigado a pagar 20 mil francos suíços, e ao Peru, multado em 15 mil francos suíços.

O processo instaurado a todas estas federações está relacionado com cantos homofóbicos.

Por último, a Croácia foi sancionada com duas partidas à porta fechada, frente a Turquia e Finlândia, a contar para a qualificação do Mundial2018 e multada em 150 mil francos suíços por dois casos de cânticos discriminatórios dos seus adeptos em partidas amigáveis contra Israel e Hungria.

A Comissão Disciplinar do organismo presidido por Gianni Infantino, após analisar todas as circunstâncias específicas de cada caso em particular, bem como o relatório de jogo do observador, aplicou as sanções acima referidas.

Para além das sanções aplicadas, a FIFA anuncia que colocou em prática uma estratégia global de combate à discriminação, que inclui o Manual de Boas Práticas da FIFA sobre a Diversidade e Anti Discriminação, o apoio, a formação e sensibilização das associações da FIFA no desenvolvimento educacional e de medidas preventivas.