São já 26 os clubes com vaga garantida na fase de grupos da Liga dos Campeões para 2023/24. O Sevilha, com a vitória desta noite na final da Liga Europa, frente à Roma de José Mourinho, é a mais recente formação apurada para a Prova Milionária.
No que respeita às equipas portuguesas, o Benfica e o FC Porto já estão apurados e ainda há possibilidade de o Sporting de Braga conseguir aceder à fase de grupos (os minhotos vão à terceira pré-eliminatória).
De resto, no último domingo haviam ficado definidas todas as vagas diretas via competições domésticas: eram 24 diretas, mas passaram a 25. Isto porque o apuramento direto do Shakhtar Donetsk, como campeão da Ucrânia (12.º país no ranking) este domingo, surge devido ao facto de os dois finalistas da edição 2022/23 da Champions, Manchester City e Inter de Milão, terem carimbado o acesso aos grupos em 2023/24 via campeonato.
Do total das 25 vagas diretas, Inglaterra, Itália e Alemanha – três dos quatro primeiros do ranking – colocam quatro clubes cada na fase de grupos, França e Portugal (5.º e 6.º) dois cada, além de Países Baixos (7.º), Áustria (8.º), Escócia (9.º), Sérvia (11.º) e Ucrânia (12.º) um cada. A Sérvia (11.º) beneficia da suspensão em vigor da Rússia (10.º) para colocar o campeão diretamente na Champions de 2023/24. A Espanha é quem coloca mais, cinco, devido à tal vitória do Sevilha na Liga Europa.
As equipas já garantidas na fase de grupos da Liga dos Campeões 2023/24:
INGLATERRA
Manchester City
Arsenal
Manchester United
Newcastle
ESPANHA
Barcelona
Real Madrid
Atlético Madrid
Real Sociedad
Sevilha
ALEMANHA
Bayern Munique
Borussia Dortmund
Leipzig
Union Berlim
ITÁLIA
Nápoles
Lazio
Inter de Milão
Milan
FRANÇA
PSG
Lens
PORTUGAL
Benfica
FC Porto
PAÍSES BAIXOS
Feyenoord
ESCÓCIA
Celtic
SÉRVIA
Estrela Vermelha
ÁUSTRIA
Salzburgo
UCRÂNIA
Shakhtar Donetsk