Fabio Cannavaro, campeão do mundo pela Itália em 2006, vai passar a ser o treinador de campo do Guangzhou Evergrande, clube chinês que celebrou a conquista do quarto campeonato consecutivo no passado fim de semana, sob a batuta de Marcello Lippi. 

 

Os responsáveis do clube organizaram uma conferência de imprensa para anunciar a chegada do antigo defesa e também esclarecer o futuro de Lippi, já que existiam rumores de que ia deixar o Guangzhou - recorde-se que o italiano anunciou que iria terminar a carreira de treinador.

 

«Talvez tenha havido um mal-entendido em relação ao que eu disse, que iria desistir e abandonar o clube», apontou Lippi, citado pela Sky Sports, prosseguindo: «Continuo a ser o diretor técnico e o treinador principal da equipa. Só não estarei no campo todos os dias.»

 

O treinador transalpino apontou que sugeriu aos responsáveis do clube a contratação de um treinador de campo: «Não podia fazer nada quando a minha família tinha problemas. Não suportava a ideia de ir a casa [Itália] apenas de seis em seis meses. Por isso, sugeri que o clube contratasse um treinador de campo, o que me permitiria ir a casa de dois em dois meses.»

 

Lippi disse que irá controlar o desenvolvimento da equipa e assistir às partidas da bancada. Ou seja, na prática, Cannavaro será o novo treinador da equipa e o antigo selecionador de Itália desempenhará as funções de diretor/coordenador técnico.

 

Fabio Cannavaro, de 41 anos, passou por clubes como o Parma, Inter, Juventus ou Real Madrid e venceu um Mundial (com Lippi como selecionador), em 2006. Nesse ano, o antigo central recebeu o prémio de melhor jogador do mundo da FIFA.

[atualizado]