Arrancou a liga chinesa mais cara de sempre, depois de um investimento a rondar os 331 milhões de euros que ultrapassou, inclusive, o investimento de todos os clubes da Premier League na janela de janeiro (253 milhões de euros). A verdade é que o primeiro jogo da ronda inaugural demonstrou que quem mais investiu saiu a ganhar, com o Hebei Fortune a vencer no terreno do Guangzhou R&F por 2-1, com Gervinho a marcar o golo da vitória.

Confira a FICHA DO JOGO

Antes do golo do internacional da Costa do Marfim, contratado à Roma, Ersan Adem Gulum foi o protagonista da partida ao marcar nas duas balizas com uma diferença de catorze minutos. Marcou primeiro na própria, por infelicidade, aos 12 minutos, mas depois redimiu-se, aos 28, com uma cabeçada que resultou no golo do empate. Ainda antes do intervalo, aos 40 minutos, foi a vez de Gervinho brilhar, num lance individual, que colocou os visitantes em vantagem depois de diblar o guarda-redes e um defesa da equipa adversária.

O Hebei chegou ao intervalo reduzido a dez, depois de Senwen Luo ter visto um segundo cartão amarelo aos 43 minutos. Além de Gervinho e Gülüm, atuaram pelos visitantes o camaronês MBia e o francês Kakuta e ainda o argentino Lavezzi que entrou, aos 70 minutos, para o lugar de Gervinho.

A equipa de Guangzhou também contou com o sul-coreano Hyun-Soo Jang, com o sueco Svensson, com os brasileiros Renatinho e Bruno Sabino e com o grego Gianou e também acabou o jogo reduzida a dez, depois de Zhizhao Chen também ter visto um segundo amarelo em tempo de compensação.

A ronda inaugural prossegue no fim de semana, com mais três jogos no sábado e outros três no domingo, com destaque para a estreia de Rúben Micael pelo Shijiazhuang Ever Bright.

Classificação da liga chinesa

Leia ainda:

Micael e Kléber: o futebol chinês na primeira pessoa

China: Scolari e Jackson ganham Supertaça frente a Ramires