Depois de nas últimas quatro épocas ter treinado o Oriental, da II Liga, o treinador de futebol João Barbosa está na China para «conhecer novas realidades e trocar ideias com Luiz Felipe Scolari» sobre o mercado asiático.

O técnico de 38 anos, que em fevereiro saiu do Oriental, depois de quatro anos ao comando da formação de Lisboa, onde na temporada 2013/14 conseguiu o acesso à II liga, está na China para «ampliar conhecimentos junto de um grande amigo», o brasileiro Luiz Felipe Scolari, treinador do Guangzhou Evergrande e ex-selecionador de Portugal.

«Desengane-se quem pense que quando um treinador não está a treinar num clube não tem trabalho. Estou sempre ativo, a ver outras coisas, que, quando treinamos diariamente, não conseguimos acompanhar. Estou na China para ampliar conhecimentos junto de um grande amigo, o Scolari, com quem já estive quando ele treinou o Palmeiras», afirmou o técnico em entrevista à agência Lusa.

«Tenho tanto ou mais trabalho do que quando estava no campo. Estes foram meses de trabalho, a estudar, a ver outras equipas, ver jogos para além dos do nosso campeonato. Por vezes escapam-nos coisas pelas quais, depois, nos penalizamos por não desenvolver. Este é um momento de análise sobre outras coisas que estão acontecer e que enriquecem o treinador de futebol», acrescentou João Barbosa, que confirmou ter sido contactado por clubes portugueses para a próxima época.