Luis Enrique não se mostrou muito alarmado com a derrota diante do Real Madrid, primeiro desaire dos catalães na Liga espanhola – e segunda derrota no seu consulado, depois da sofrida em Paris, para a Liga dos Campeões. Um Barça que ainda não provou eficácia nos jogos grandes? «Derrotas fazem parte do processo de aprendizagem no futebol. No final da temporada veremos se merecemos conquistar troféus ou não. Esta é uma derrota que deixa claro que temos rivais pelo menos tão fortes como nós, que hoje souberam aproveitar os nossos erros e ganhar bem», admitiu.

O técnico recusou-se a admitir que a sua equipa tivesse quebrado de rendimento após a primeira parte: «Não creio que tenha havido uma diferença assim tão grande entre a nossa primeira parte e a segunda. Penso que merecíamos mais ao intervalo, e depois houve erros nossos, alguns deles forçados pelo mérito adversário. Mas depois do erro que nos custou o 3-1, estivemos por cima e criámos lances de perigo», sublinhou.

Em termos individuais, o técnico saiu em defesa de Piqué, que cometeu o penálti do 1-1, e garantiu que voltaria a dar a titularidade a Luis Suarez, que se estreou em jogos oficiais e foi substituído por volta dos 60 minutos: «Não lamento ter dado a titularidade a Luis Suarez. Mostrou ritmo, mais até do que eu esperava, e fez um bom jogo. Quanto a Piqué, o sucedido não tem nada a ver com má forma, ou com erros. Ele escorregou e tocou a bola com o braço. Penálti, e nada a dizer, é uma coisa que pode acontecer a qualquer um», concluiu.