Um grupo de investigadores das Universidades de Magdalena e Quindío, na Colômbia, conseguiu capturar imagens, no Parque Nacional Natural Tayrona, de vários lagartos da espécie Lepidoblepharis miyatai, o lagarto mais pequeno do mundo que se pensava que estava «possivelmente extinto».

Segundo a agência EFE, o feito foi conseguido por biólogos e antropólogos, acompanhados de profissionais do audiovisual. As imagens foram divulgadas na passada segunda-feira para o projeto «o pequeno mundo de Lepidoblepharis miyatai: relações taxonómicas-ecológicas como ferramentas de conservação» fundado pela Sociedade Zoológica de Londres.

«O Lepidoblepharis miyatai é um pequeno lagarto endémico às florestas secas tropicais do nordeste da Sierra Nevada de Santa Maria e a descrição original para esta espécie é baseada nas amostras recolhidas em 1964 na Baía de Gairaca. Encontrar este lagarto na serapilheira era como procurar uma agulha num palheiro, por isso os investigadores usaram técnicas onde removeram todo o material do chão até encontrarem os animais. Por mais de 52 anos, esta espécie passou despercebida e, como não foi feito nenhum trabalho, foi considerada possivelmente extinta», afirmou a investigadora Liliana Saboyá Acosta (leia mais no site da TVI24).