Pela primeira vez na história da Taça das Confederações, o Brasil não estará presente. O Torneio, criado pela FIFA em 1997, conta com sete edições e terá a oitava em 2017, na Rússia, mas desta feita pelo Brasil.
 
A eliminação nos quartos de final da Copa América, às mãos do Paraguai, impede que o Brasil tente chegar ao quinto título depois de, inclusive, ter ganho o último, em casa, em 2013, batendo a Espanha por 3-0 na final.
 
De 1997 até cá, seja por vencer a Copa América, sagrar-se campeão do mundo ou organizar a prova, o Brasil esteve sempre na Taça das Confederações.
 
Para o torneio de 2017 estão confirmadas a Rússia, organizadora, a campeã do mundo Alemanha e a campeã da Ásia Austrália. Faltam decidir cinco vagas, que serão para o vencedor da Copa América, do Euro 2016, da Taça da Oceania 2016, da Gold Cup e do CAN 2016.
 
Recorde-se, ainda, que Neymar vai cumprir dois jogos de castigo na caminhada de apuramento para o Mundial 2018, que ficaram por cumprir após a expulsão no jogo com a Colômbia.